Campina Grande – A rainha da Borborema

Campina Grande é uma das mais importantes cidades do interior do Nordeste do Brasil, situado no estado da Paraíba. Bonita, jovem, alegre, ousada e dinâmica, ela encontra-se localizada em uma região privilegiada entre as serras do Compartimento da Borborema. Campina mantém uma forte característica: é conhecida como cidade festiva e hospitaleira, que sempre se distinguiu por sua intensa atividade e vitalidade cultural.

Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina. O município sedia variados eventos culturais, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho (chamado de “O Maior São João do Mundo“), o Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno e outros 20 eventos. Está localizada a 133 km da capital estadual, João Pessoa.[11]

Campina Grande é um importante centro universitário, contando com 17 universidades sendo duas delas publicas, um numero altíssimo para uma cidade do porte. É também proporcionalmente a cidade com o maior numero de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, 6 vezes a média nacional[15] . Além de ensino superior, o município é destaque também em centros de capacitação para o nível médio e técnico

Herdeira da cultura nordestina, Campina Grande luta por manter vivo o rico patrimônio representado pelas manifestações culturais e populares dessa região. A quadrilha junina, o pastoril, as danças folclóricas, o artesanato, etc., são alguns exemplos de manifestações da cultura popular que ainda encontram lugar na cidade.

Eventos como “O Maior São João do Mundo“, Festival de Violeiros, “Canta Nordeste”, as vaquejadas que se realizam na cidade, contribuem fortemente para a preservação da cultura regional. Campina Grande também é a sede do maior encontro de apologia cristã do mundo, o Encontro da Consciência Cristã, que reúne milhares de pessoas das mais diversas denominações cristãs durante o carnaval, para debater temas ligados à fé, ética e sociedade.

Rua Irineu Joffily, 115, Centro, Campina Grande - CEP 58400-270, Paraíba - Brasil

© 2014 - Campina Hostel - Todos os direitos Reservados